EBookClubs

Read Books & Download eBooks Full Online

EBookClubs

Read Books & Download eBooks Full Online

Book Indicadores de sustentabilidade ambiental para a agricultura

Download or read book Indicadores de sustentabilidade ambiental para a agricultura written by R. C. M. Dantas and published by . This book was released on 1997 with total page 222 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: A intensificacao da agropecuaria no Brasil tem ocorrido atraves de uma crescente pressao sobre os solos. Assim, areas originalmente cobertas de florestas foram desmatadas para atender a esta atividade. Devido ao fato de o uso do solo vir sendo feito em desacordo com a sua aptidao, e de que o manejo geralmente adotado ser inadequado (com uso de arados de disco, grades e insumos quimicos em demasia), o modelo de desenvolvimento agricola em vigor vem conduzindo a um crescente processo erosivo em diversos estados do pais. Em anos recentes, a preocupacao em reverter esse processo, que so existia no ambito das entidades ambientalistas, comeca a alcancar os atores diretamente envolvidos com a questao: agricultores e governantes. Como consequencia, vem sendo cada vez mais frequentes a adocao ou o incentivo de praticas agricolas conservacionistas. O proposito deste trabalho e sugerir, como ferramenta para analise do desenvolvimento agricola e para a formulacao de politicas ambientais, o uso de indicadores que mostrem a pressao exercida sobre os solos pelos seres humanos, a qualidade atual, ou o estado desse recurso natural, e as medidas ou resposta da sociedade a essa situacao - metodo de classificacao denominado P-E-R e desenvolvido pela OCDE - como um primeiro passo para alcancar a sustentabilidade na agricultura.

Book Indicadores para a avalia    o da sustentabilidade em sistemas de produ    o da Agricultura Familiar

Download or read book Indicadores para a avalia o da sustentabilidade em sistemas de produ o da Agricultura Familiar written by L. G. V. Moura and published by . This book was released on 2002 with total page 229 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: As estratégias de desenvolvimento utilizadas, nas últimas décadas, com o enfoque da Revolução Verde, afetaram de forma significav a) a capacidade de modificação dos ecossistemas pelo homem. A agricultura, sendo a principal forma de intervenção nos processos naturais, incorporou inovações tecnológicas que possibilitaram o aumento do rendimento de cultivos e criações. Ao mesmo tempo, estas inovações provocaram efeitos negativos, não previstos, no meio ambiente e nas condições sociais dos seres humanos. A emergência da expressão "Desenvolvimento Sustentável" é uma tentativa de conciliar o crescimento econômico, proporcionado pelo progresso técnico, com a justiça social e a preservação dos recursos naturais. Em virtude deste contexto, um novo desafio apresenta-se para os formuladores de políticas públicas e agentes que interferem nos processos de desenvolvimento: avaliar a sustentabilidade, ou seja, quantíficar o que é mais ou menos sustentável em sistemas de produção agrícola. Esta investigação representa um esforço para definir uma metodologia capaz de orientar na seleção de indicadores de sustentabilidade, bem como de permitir a obtenção de índices de sustentabilidade em sistemas de produção. 0 objetivo central é propor uma metodologia que permita avaliar a sustentabilidade em sistemas de produção para facilitar a comunicação entre atores- envolvidos em processos de desenvolvimento, no sentido de conduzir as intervenções dos mesmos para contextos de maior sustentabilidade nas dimensões social, econômica e ambiental. Para isto buscou-se uma metodologia com cálculos e operações simples, permitindo a obtenção de informações com recursos locais, sem a necessidade de avançados conhecimentos estatísticos de parte dos usuários, mas adaptadas à complexidade e às particularidades locais dos processos envolvidos nos sistemas de produção da agricultura familiar. Os resultados obtidos, quando comparados com outras metodologias, demonstram a viabilidade do uso do método proposto para a identificação de aspectos que conduzem os sistemas de produção estudados a contextos de maior ou menor sustentabilidade relativa.

Book Indicadores de sustentabilidade ambiental para an  lise de transposi    es h  dricas

Download or read book Indicadores de sustentabilidade ambiental para an lise de transposi es h dricas written by Marta Arantes Godoy and published by . This book was released on 2001 with total page 264 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Analisa a sustentatibilidade ambiental das bacias envolvidas - ecológica, econômica, social e política - face a essas transposições. A revisão crítica de mais de 30 transposições de bacia no mundo no tocante aos aspectos ambientais e o aprofundamento da aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável possibilitaram a seleção dos indicadores de sustentabilidade ambiental mais relevantes aos problemas encontrados. Analisa propostas de autores e organizações nacionais e internacionais preocupados com gestão de recursos hídricos e desenvolvimento sustentável. Verifica que cerca de 80% das transposições hídricas mundiais são realizadas visando às demandas da agricultura irrigada e envolvem uma variedade de aspectos ambientais, sejam naturais ou antrópicos. As conclusões abordam 4 temas: o valor sustentabilidade ambiental; estratégias de desenvolvimento; fatores ambientais afetados; seleção de indicadores. Se de maneira geral os efeitos são controláveis pela tecnologia em saneamento básico e ambiental, ou compensáveis em casis mais drásticos, exigem sobretudo uma política adequada de gestão dos recursos de ambas as bacias. Será sempre necessário trabalhar com um conjunto de indicadores de determinada região/situação/projeto, selecionados individualmente e para cada caso. Dentre os indicadores, destaca-se a relevância daqueles relacionados à conservação dos sistemas de sustentação à biodiversidade, ao uso sustentável dos rec.

Book A estimacao de um indice de agricultura sustentavel

Download or read book A estimacao de um indice de agricultura sustentavel written by A. S. S. de A. MELO and published by . This book was released on 1999 with total page 167 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: O principal objetivo desta tese e construir um indice de sustentabilidade que retrate uma situacao de desenvolvimento agricola. Para isso, parte-se da demarcacao dos limites conceituais do tema e da forma de melhor proceder a esta medicao. O indice em questao pode ser validado a partir da verificacao de sua aplicabilidade. Neste sentido, procede-se a um estudo de caso baseado em dados de produtores colonos dos projetos da CODEVASF do Vale do Submedio Sao Francisco, uma regiao tambem conhecida como Polo Economico Petrolina-Juazeiro e que tem sido apontada como uma das alternativas de desenvolvimento do Nordeste brasileiro. Agricultura sustentavel, vista dentro do escopo do desenvolvimento sustentavel, e interpretada como uma conjuncao de fatores economicos, sociais e ambientais. Cada um desses fatores encontra, em argumentos de autores diversos, uma anfase que o justifica mais ou menos importante nesta conceituacao. A medicao da sustentabilidade se da basicamente em tres niveis: na definicao de indicadores de sustentabilidade para uma regiao de estudo, na criacao de um unico indice de sustentabilidade com alguns dos indicadores sugeridos e, finalmente, na estimacao de uma relacao causal entre o indice criado e os indicadores de sustentabilidade nao utilizados na criacao do indice. Os indicadores sugeridos sao do tipo fisico e se guiam pela estrutura de tres niveis de indicadores da ONU, que sao os indicadores de fatores condicionantes da sustentabilidade, indicadores de estado da sustentabilidade e indicadores criadas. Cada um destes indicadores foi especificamente construido neste trabalho para caracterizar a regiao de interesse, que apresenta caracteristicas agroecologicas e produtivas especificas. O metodo dos componentes principais e defendido neste trabalho como forma de agregacao dos indicadores de estado da sustentabilidade para que se chegue a um indice de sustentabilidade. Para a relacao causal entre os indicadores de fatores condicionantes e de resposta e o indice de sustentabilidade estimado, utiliza-se um modelo de regressao linear. Os argumentos construidos nesta tese dao utilizados para a analise dos principais elementos de sustentabilidade da regiao e dos perimetros onde se localizam os seus estabelecimentos. Sao tambem analisados os principais determinantes da sustentabilidade em termos de fatores condicionantes e de respostas.

Book Indicadores de sustentabilidade ambiental

Download or read book Indicadores de sustentabilidade ambiental written by and published by . This book was released on 2006* with total page 87 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Indicadores de sustentabilidade ambiental - marco conceitual: Sustentabilidade ambiental: conceituação; O papel dos indicadores de sustentabilidade ambiental; Proposição de um modelo para a sistematização de indicadores de sustentabilidade para o estado da Bahia; Análise dos principais modelos, Proposição; Comentários parciais; Indicadores de sustentabilidade ambiental aplicados aos recursos hídricos: Metodologia; Construção da proposta; Diagnóstico dos sistemas de informações, Marco hierárquico da proposição de indicadores, Critérios de sustentabilidade, Proposta de indicadores; Comentários parciais; Indicadores de sustentabilidade ambiental para o ambiente urbano: Indicadores ambientais urbanos, A questão ambiental urbana; Modelos conceituais da sustentabilidade ambiental urbana, Princípios e premissas conceituais, Análise das iniciativas sobre indicadores ambientais urbanos; A proposta de modelo de sistematização, Análise das informações disponíveis, Proposição de indicadores; Comentários parciais.

Book Avalia    o da sustentabilidade do sistema de produ    o do milho em assentamentos rurais no Munic  pio de Sim  o Dias SE  utilizando o m  todo ISA

Download or read book Avalia o da sustentabilidade do sistema de produ o do milho em assentamentos rurais no Munic pio de Sim o Dias SE utilizando o m todo ISA written by Crislaine Santos da Silva and published by Editora Dialética. This book was released on 2023-11-21 with total page 155 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: A agricultura é a principal forma de interação do ser humano com a natureza e causadora das maiores transformações no meio ambiente e, consequentemente, dos impactos ambientais. E em virtude da complexidade empreendida pelo agroecossistema de propriedades rurais, principalmente voltadas para a produção de milho, que necessita empregar tecnologia para melhorar a produção e aumento da produtividade, em detrimento do desmatamento da vegetação nativa e o uso intensivo do solo que contribuem para a degradação ambiental, como acontece nos Assentamentos Rurais Oito de Outubro e 27 de Outubro em Simão Dias-SE. Com isso, surge a necessidade de buscar formas de se garantir o crescimento socioeconômico sem prejudicar o ambiente a partir de uma gestão sustentável das propriedades. Para tanto, este livro é fruto de uma pesquisa de mestrado, que teve por objetivo avaliar o nível da sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos Assentamentos supracitados, a partir dos Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), em que foram analisados 21 indicadores abrangendo os balanços econômicos e social, o gerenciamento do estabelecimento, a qualidade do solo e da água, o manejo dos sistemas de produção e a diversificação da paisagem e o estado de conservação da vegetação nativa.

Book Incorporando componentes s  cio ambientais na avalia    o de sistemas agr  colas

Download or read book Incorporando componentes s cio ambientais na avalia o de sistemas agr colas written by Fred Newton da Silva Souza and published by . This book was released on 2005 with total page 186 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: São poucos ou quase ausentes construções conceituais e metodológicas voltadas à avaliação de possibilidades de sustentabilidade em agricultura cujo significado incorpore o social e o ambiental à idéia de produção ainda dominante. Um procedimento que se proponha à avaliação de tal agricultura deve contemplar critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais, quanto deve permitir uma clara identificação de obstáculos à promoção das condições à sustentabilidade. Com o objetivo explícito de promover o desenvolvimento sustentável em comunidades agrícolas, o Projeto Forter-TO consiste em iniciativa de ações ainda quase que exclusivamente voltadas às possibilidade de aumento da produtividade e de renda de agricultores no Estado de Tocantins. A partir de uma rede de fazendas de referência e com procedimentos referidos como participativos, o Projeto Forter visa gerar referências técnicas, econômicas e sociais que possam orientar um modelo de desenvolvimento agrícola regional. A questão que então emerge é se um projeto principalmente voltado à produção pode promover o desenvolvimento de uma agricultura entendida para muito além da produção. Com o intuito de avaliar a qualidade das relações homem-meio atuais e aquelas que deverão resultar da intervenção do Projeto Forter, quanto com o intuito de avaliar a aplicabilidade da metodologia do IQRM no contexto da aplicação daquele projeto, essa metodologia foi aplicada nas onze propriedades que compõem a rede de fazendas de referência. Os resultados apontam diferenças significativas na qualidade das relações de uso atual das terras entre as diferentes propriedades agrícolas. As simulações de relações de uso resultantes de mudanças associadas às propostas do Projeto Forter apontam para uma leve redução na qualidade dessas relações homem-meio. Essa redução decorre pelo fato de que a intervenção do Projeto implica intensificação das relações de uso, combinado com o fato da lógica da metodologia do IQRM privilegiar o conservacionismo frente ao técnico-econômico e o operacional que também a orientam. Uma vez que a intensificação do uso do meio tende a implicar maiores riscos de degradação ambiental, a metodologia do IQRM também tenderá a revelar-se mais adequada ao contexto na medida que as ações prevista no projeto forem implementadas. Assim, além de sua fácil aplicação, a metodologia do IQRM constitui-se em importante instrumento de monitoramento e avaliação da qualidade de procedimentos em uma agricultura que se complexifica em significado.

Book Base cient  fica da sustentabilidade

    Book Details:
  • Author : EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento e Avaliação de Impacto Ambiental
  • Publisher :
  • Release :
  • ISBN :
  • Pages : pages

Download or read book Base cient fica da sustentabilidade written by EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento e Avaliação de Impacto Ambiental and published by . This book was released on with total page pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Recursos físicos e humanos; Missão e competência; Linhas de pesquisa; Agricultura irrigada; Assentamentos rurais; Águas subterrâneas; Impactos ambientais de programas e projetos; Indicadores de sustentabilidade; Biodegradação; Controle biológico; Prospecção tecnológica; Aplicação aérea; Disseminação de conhecimentos.; Compromisso com o país.

Book Agricultura ecologica e sustentabilidade socio ambiental

Download or read book Agricultura ecologica e sustentabilidade socio ambiental written by J.C. Canuto and published by . This book was released on 1998 with total page pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: O presente ensaio discute um conjunto de hipoteses sobre as relacoes entre o processo de crescimento economico e a entropia, sobre a emergencia de uma "questao socio-ambiental" e sobre a ecologizacao da agricultura e o redesenho dos sistemas agricolas. A agricultura ecologica (AE) e tomada como uma expressao avancada desses processos. Mas dentro dela se podem destinguir estilos diferenciados. Assim, sao propostos indicadores que possam contribuir para a distincao, do ponto de vista socio-ambiental, de cada estilo. Os indicadores socio-ambientais, a parte de caracterizar estilos de AE, poderao servir para avaliar e comparar qualquer agroecossistema quanto a sustentabilidade socio-ambiental. A escala de indicadores proposta deve ser validada.

Book Indicadores de sustentabilidade

Download or read book Indicadores de sustentabilidade written by and published by . This book was released on 2004 with total page 18 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Determinação de objetivos quantificáveis; Identificação de práticas agrícolas relevantes; Identificação de métodos de avaliação; Discussão; Conclusões.

Book Indicadores de sustentabilidade ambiental em sistemas agroflorestais na Mata Atl  ntica

Download or read book Indicadores de sustentabilidade ambiental em sistemas agroflorestais na Mata Atl ntica written by N. D. Silveira and published by . This book was released on 2003 with total page 150 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: O objetivo deste trabalho é avaliar a sustentabilidade ambiental de sistemas agroflorestais regenerativos e análogos (safra), utilizando-se como indicadores de sustentabilidade ambiental o aporte de biomassa e nutrientes via serrapilheira e o crescimento em alturas das espécies arbóreas plantadas. este trabalho faz parte das ações do Prodetab - Projeto 039, e foi desenvolvido na fazenda goura vrindávina, paraty - rj. foram plantadas 28 espécies arbóreas de múltiplos usos em três tratamentos agroflorestatais, safra mínimo (sistema simplificado de enriquecimento de bananal) safra absoluto (sistema adensado e diversificado) e safra modificado (mesma composição do anterior e com adubação do solo). as espécies arbóreas tiveram sua altura mensurada aos sete, 17 e 24 meses. a safra modificada foi a que teve maior incremento percentual em altura e as espécies mais promissoras, para composição de sistemas agroflorestais nas condições edafoclimáticas de Paraty, foram croton floribundus, enterolobium contortisilliquum, artocarpus, integrifolia e euterpe oleracea. para a avaliação do aporte de nutrientes via serrapilheira foram coletadas amostras nos três tratamentos safras e em dois tratamentos testemunhas, bananal e capoeira, através de coletores de 625cm2, 15 meses após o plantio. nas amostras foram feitas as determinações dos teores e conteúdos de micro e macronutrientes. o safra mínimo foi o sistema que depositou maior peso de serrapilheira (32442,65 kg/ha) e aqportou maiores conteúdos de micro e macronutrientes. dentre os macronutrientes quantificados na serrapilheira, com exceção do c e h, o n foi o que apresentou os maiores conteúdos nos cinco tratamentos, e em relação aos micronutrientes, o fe foi elemento de maior aporte. a poda da vegetação nos safras favoreceu a ciclagem de nutrientes e contribuiu para elevação dos conteúdos destes na serrapilheira. os safras sob o aspecto do aporte de nutrientes via serrapilheira, foram os sistemas mais promissores na recomposição destas funções ecológicas, quando comparados à capoeira e monocultura de banana.

Book Constru    o participativa de indicadores de qualidade do solo para avalia    o da sustentabilidade de unidades oler  colas no sul do Urugai

Download or read book Constru o participativa de indicadores de qualidade do solo para avalia o da sustentabilidade de unidades oler colas no sul do Urugai written by Sebastián Elola Carlesi and published by . This book was released on 2008 with total page 168 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: A intensificação produtiva da olericultura ocorrida nos últimos anos na região Sul do Uruguai levou à utilização intensiva de recursos como solos e água e teve como conseqüência o agravamento de problemas ambientais, sendo um dos mais importantes a degradação dos solos. A presente dissertação tem como objetivo principal avaliar a sustentabilidade ambiental de unidades olerícolas familiares no Sul do Uruguai, principal região produtora de hortaliças do país. O estado do solo é tomado como indicador da saúde das unidades avaliadas. A metodologia aplicada nesta dissertação foi usada há alguns anos por diferentes pesquisadores e grupos de agricultores em diferentes países como Estados Unidos e Brasil apresentando bons resultados. Neste caso implicou, numa primeira instância, o trabalho com 10 agricultores familiares dos quais 5 desenvolvem sistemas de manejo orgânico nos seus estabelecimentos e 5 desenvolvem sistemas de manejo convencional. Com esse grupo de 10 agricultores foram selecionados os indicadores de qualidade do solo a serem avaliados e foram construídos seus descritores. Posteriormente executou-se duas jornadas de aplicação prática da metodologia, com uma participação total de 21 agricultores em 3 estabelecimentos representativos da olericultura do Sul do Uruguai. Avaliou-se, no total, 5 solos, dos quais 3 estavam sob manejo convencional e 2 sob manejo orgânico. Os resultados obtidos demonstram que os indicadores utilizados e a metodologia aplicada permitem aos agricultores familiares do Sul do Uruguai classificar solos. A metodologia permitiu cumprir com os objetivos específicos da dissertação, referentes à construção a partir do conhecimento local indicadores de qualidade do solo; construção com e para os agricultores uma metodologia para avaliar qualidade do solo; e avaliar a qualidade do solo, sendo esta um importante indicador da sustentabilidade dos sistemas de produção. A metodologia permitiu avaliar a sustentabilidade ambiental de unidades olerícolas no Sul do Uruguai e em função dessa avaliação, pensar o manejo dos estabelecimentos com vistas ao futuro. Para realizar uma avaliação global da sustentabilidade dos sistemas produtivos sob estudo, são necessários outros trabalhos de pesquisa que aprofundem nas áreas social e econômica dos mesmos. In South Uruguay, intensive horticultural production practices have led to intensive use of natural resources such as soil and water, with detrimental impacts on the environment, particularly through soil degradation. This work aimed to evaluate the environmental sustainability of small agricultural production units from South Uruguay, the leading horticultural production region of the country. Soil status is taken as an indicator of the agricultural production unit's health. First of all, soil quality indicators were selected by 10 family farmers (five conventional production systems and five managed organic production systems) and descriptors were constructed. Subsequently, the method was applied by 21 farmers to soils in five different fields. Three soils under conventional management and two under organic management were evaluated. The results demonstrate that the method attained the specific aims of the thesis, the construction of soil quality indicators based on local knowledge. With the farmers' cooperation, a feasible method was developed to evaluate soil quality, which proved to be an important indicator of the production systems sustainability. Furthermore, this work allowed farmers and technicians to evaluate the environmental sustainability of south Uruguay production units and to increase knowledge on which to base sound decision making at the field level. In order to evaluate the global sustainability, more research is needed, especially on social and economical aspects.

Book A Sustentabilidade Ambiental da Agricultura e de Florestas Tropicais  Uma Vis  o Cient  fica  Ecol  gica  Pol  tica e Social

Download or read book A Sustentabilidade Ambiental da Agricultura e de Florestas Tropicais Uma Vis o Cient fica Ecol gica Pol tica e Social written by Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso and published by Editora Appris. This book was released on 2021-05-26 with total page 173 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: O livro A sustentabilidade ambiental da agricultura e de florestas tropicais: uma visão científica, ecológica, política e social é quase um pequeno testamento para nós pesquisadores, no qual apresentamos, ao longo dos seus capítulos, algumas considerações sobre a sustentabilidade ambiental em diversos aspectos. Gostaríamos de mostrar aos brasileiros a fundamental importância de preservar o nosso deslumbrante ambiente e deixá-los cientes da grande necessidade dessa preservação para o futuro do Brasil e, talvez, até da humanidade. Embora não sendo o "pulmão" do mundo como se alegava antigamente, a manutenção e a saúde das florestas e de todos os diversos biomas vegetais são indispensáveis para a manutenção do clima, tendo um efeito essencial para impedir o aumento exagerado das temperaturas e o excesso de tempestades, contribuindo para a diminuição dos gases de efeito estufa. Neste livro contamos sobre os serviços ecossistêmicos e da agricultura altamente produtiva para podermos alimentar o grande contingente humano sempre em crescimento, como, também, fornecer um alimento mais saudável e sem resíduos tóxicos (Capítulo 1). Falamos sobre as florestas e as razões múltiplas para que sejam preservadas (Capítulo 2). Frisamos a importância da saúde do solo e da influência dos micro-organismos para uma agricultura com equilíbrio ecológico (Capítulo 3). Mostramos, também, os tipos de cultivo e de manejo agrícola e seus resultados, além de salientar a sua sustentabilidade (Capítulo 4). Abordamos a importância da agricultura familiar e da legislação a respeito (Capítulo 5). Por fim, apresentamos considerações sobre a sustentabilidade agrícola e florestal frente à política ambiental vigente (Capítulo 6).

Book Sustentabilidade no agroneg  cio

Download or read book Sustentabilidade no agroneg cio written by Cleverson Vitório Andreoli and published by . This book was released on 2021 with total page pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt:

Book Da agricultura moderna    agroecol  gica

Download or read book Da agricultura moderna agroecol gica written by Edson Diogo Tavares and published by . This book was released on 2009 with total page 245 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Desenvolvimento, agricultura familiar e sustentabilidade. Indicadores: avaliando o desenvolvimento. Agricultura e desenvolvimento. Agricultura familiar no Brasil e nos Tabuleiros Costeiros de Sergipe. Indicadores de sustentabilidade para a agricultura. Sustentabilidade agroecológica: metodologia, indicadores e estudo de caso. Metodologia para a avaliação da sustentabilidade da agricultura familiar. Caracterização e avaliação da sustentabilidade do sistema agrário familiar da citricultura. Desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade.

Book Indicadores de desenvolvimento sustentavel

Download or read book Indicadores de desenvolvimento sustentavel written by L. Rodrigues and published by . This book was released on 1992 with total page 48 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: